Batismo

O Batismo é o sacramento da iniciação cristã, e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. O nome do sacramento tem origem na língua grega e significa “mergulhar”, “imergir”, no belo simbolismo de que o batizando imerge na água e sai como nova criatura em Cristo.
As crianças que serão batizadas devem ter seus pais e padrinhos devidamente instruídos sobre o significado do batismo e também sobre as obrigações que assumem perante Deus e a Igreja, de conduzir a criança à vida cristã. Os adultos que quiserem se batizar deverão manifestar essa vontade, estar consciente das verdades sobre a fé e das obrigações cristãs, sendo advertido para arrepender-se de seus pecados.


Os encontros em preparação para pais e padrinhos tem como objetivo conscientizá-los a assumirem o compromisso batismal junto aos seus filhos (as), afilhados(as) na convivência familiar e comunitária.
Os encontros são personalizados, realizados em dois encontros, na casa dos animadores, ou das famílias dos batizandos, serão previamente agendados, conforme disponibilidade dos agentes da pastoral do Batismo.


NORMAS PARA O SACRAMENTO DO BATISMO

Pelo Sacramento do Batismo, nos tornamos filhos de Deus, membros da Igreja Católica e participantes da missão de Jesus Cristo. Esta é em poucas palavras, a fundamentação teológica do Sacramento do Batismo.
A responsabilidade pela educação cristã da criança, em primeiro lugar é dos pais, e a seguir dos padrinhos. Por isso, pais e padrinhos devem conhecer bem os fundamentos de nossa fé e viver de acordo com os mesmos.

Os pais têm a responsabilidade de escolher padrinhos que sejam casados na Igreja Católica, ou pessoas solteiras, de boa vivência cristã, crismados e maiores de 18 anos.

01 – SOBRE O CURSO DE BATISMO
- Para realizar o batizado de seus filhos e afilhados, os pais e padrinhos devem fazer o curso preparatório para este sacramento.

02 - SOBRE OS PADRINHOS
- Os padrinhos devem ser casados entre si na Igreja Católica, ou pessoas solteiras (que não vivam em união conjugal) que possuam o Sacramento da Crisma e maiores de 18 anos

03 – SOBRE O BATISMO
- Na Igreja das Mercês o batizado é realizado aos sábados: 1º e 3º sábado às 10h e 2º e 4º sábado na missa das 17h.
- Não será feita inscrição do batizado no dia do batismo.
- Criança não batizada, com idade suficiente para ser catequizada (9 anos), só pode ser aceita para o batismo depois de pelo menos um ano de catequese, com a devida preparação para este sacramento.

04 – DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO DO BATIZADO

Fazer a inscrição na secretaria da paróquia de 2ª à 4ª feira que antecede o batizado até as 17h30.
- Comprovante do curso de batismo dos pais e padrinhos com carimbo da paróquia e na validade;
- Documento com foto dos padrinhos;
- Certidão da Crisma para os padrinhos (independente do estado civil);
- Certidão de casamento religioso para padrinhos casados;
- Certidão de nascimento do batizando (cópia);
- A taxa de inscrição do batizado é R$ 60,00.


 
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES