Conheça um pouco sobre a nossa paróquia

Conheça um pouco sobre a nossa paróquia

Em 1919, o então Bispo de Curitiba, solicita em Roma novos sacerdotes para a diocese. Em 1920 chegam aqui os 4 primeiros Freis Capuchinhos, que se instalam em Cerro Azul e Jaguariaiva, primeiras paróquias Capuchinhas do Paraná.

Em 1925 é inaugurado o convento das Mercês, que passa a ser a sede oficial dos Freis capuchinhos.
A Igreja é inaugurada em 1929, já com a atual imagem de Nossa Senhora das Mercês, esculpida em madeira pelo artista italiano Giacomo Scopoli. A famosa torre da igreja chegou em 1949, e os sinos que até hoje tocam, vieram da Itália em 1952.

A paróquia é conhecida pela benção dos carros que começou em 1952 e desde a década de 70 faz parte do calendário da cidade, com a famosa benção da primeira sexta-feira do ano.
Em 1958 foi inaugurado o salão paroquial que recebe as festividades, a formações litúrgicas e parte dos retiros.

Os freis capuchinhos atendiam várias comunidades da região de Curitiba desde sua instalação nas Mercês. A dedicação das missões desses freis resultou na fundação de várias paróquias da região metropolitana de Curitiba.

Desde os primeiros tempos, o envolvimento da comunidade e os movimentos pastorais são uma tradição da paróquia. O Movimento das Capelinhas e o Apostolado da Oração seguem ativos desde a década de 1920 e após o Concílio Vaticano II a paróquia buscou adequar as novas diretrizes nas suas então 19 pastorais. Hoje são mais de 30 pastorais atendendo famílias, idosos, doentes, enlutados e encarcerados em suas necessidades específicas.

Outras tradições capuchinhas são a assistência e olhar aos pobres, e o catecumenato de crianças e adultos. Junto com as Filhas da Caridade, a paróquia atende a mais de 300 catequisandos e promove mensalmente a formação de lideranças cristãs nos mais ricos conteúdos de nossa igreja.

Como ações e ideais, é importante ressaltar:
- ação missionária e pastoral
- envolvimento comunitário
- acolhimento e misericórdia aos fragilizados emocionalmente e espiritualmente
- assistência aos pobres
- pastoral familiar ativa e missionária em outras comunidades


 
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES