Papa Francisco se reúne com o Conselho dos Cardeais no Vaticano

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Segundo informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, os encontros começaram na segunda-feira (15) e continuaram até ontem terça-feira (16).

 

Estas reuniões duram geralmente dois dias e durante este período o papa Francisco não faz nenhuma audiência nem mantém outros compromissos.

 

No último encontro, destinado à reflexão sobre o papel da mulher na Igreja, participaram três mulheres, entre as quais Jo Bailey Wells, bispa da Igreja da Inglaterra.

 

Jo Bailey Wells é secretária-geral adjunta da Comunhão Anglicana e faz parte da primeira geração de mulheres ordenadas vigárias na Igreja da Inglaterra em 1995. Ela é casada com um clérigo da Igreja da Inglaterra e mãe de dois filhos.

 

Os membros do chamado C9 são: o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin; o presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, cardeal Fernando Vérgez Alzaga; o arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo), cardeal Fridolin Ambongo Besungu; o arcebispo de Bombaim (Índia), cardeal Oswald Gracias; o arcebispo de Boston (EUA), cardeal Seán Patrick O'Malley.

 

Pertencem também a este grupo o arcebispo de Barcelona (Espanha), cardeal Juan José Omella; arcebispo de Quebec (Canadá), cardeal Gérald Lacroix; arcebispo de Luxemburgo, cardeal Jean-Claude Hollerich; o arcebispo de São Salvador da Bahia (Brasil), cardeal Sérgio da Rocha; o secretário da Comissão é o bispo titular de Cresima (Tunísia), dom Marco Mellino.

 

O Conselho dos Cardeais

O Conselho de Cardeais é o grupo de cardeais que colabora diretamente com o papa Francisco no governo da Igreja. Tem sua origem nas Congregações Gerais que antecederam o conclave em que o papa Francisco foi eleito. O conselho está em funcionamento desde setembro de 2013, ano em que Francisco foi eleito.

 

O objetivo do órgão é ajudar o papa “no governo da Igreja universal” e “estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor bonus na Cúria Romana”, como disse o papa Francisco.

 

 

 

Fonte: acidigital.

Fotógrafo: Reprodução foto Vatican Media.

 
Indique a um amigo
 
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES