Com mensagem do Papa, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus preparam Capítulo

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Marília de Paula Siqueira - Cidade do Vaticano

O Instituto fundado em 30 de maio de 1894 em Viareggio, Lucca-Itália, pela Beata Clélia Merloni. A Congregação que está presente em 15 países vive a contemplação do Coração de Cristo, fonte do amor. As apóstolas são enviadas a evangelizar com a palavra e a vida, revelando o amor misericordioso de Deus.

A partir do dia 04 de julho 2022, o governo da obra e outras freiras eleitas participarão do XVIII Capítulo Geral. O Vatican News conversou sobre este momento com a madre Miriam Cunha Sobrinha, brasileira, desde 2016 superiora geral da Congregação.

O Capítulo Geral

 

Sobre as expectativas para este momento a superiora nos diz: “O nosso Capítulo Geral acontece a cada seis anos, e as expectativas das Apóstolas são muitas, pois é o momento de rever o caminho que a Congregação fez. É um evento congregacional e eclesial de revitalização e de grande porte, pois traz consigo as esperanças de renovar a vida consagrada e a sua missão no mundo.

No Capítulo revisitamos as origens carismáticas e desejamos ouvir novamente o coração da nossa fundadora, a Beata Clélia Merloni. O tema do nosso Capitulo é: “Ama com o Coração de Jesus e vê com os olhos de Clélia”.

É um bom desafio para todas nós, pois este Capítulo que inicia 04 e irá 30 de julho 2022, abordará a atualização das regras, ou seja, as Constituições. O desejo é de atualizar o Carisma a partir da sua linguagem e concretiza-lo na atualidade da Igreja para responder com maior generosidade e profecia aos apelos da humanidade.

O ato de reparação é atual em nossos dias, pois a necessidade de resgatar a dignidade humana e de ajudar a pessoa a fazer um caminho de conversão a partir dos valores do Evangelho é sempre atual. O Coração de Jesus, fonte de Amor, de misericórdia, de compaixão e de ternura é a resposta para a inquietude do coração humano.

Ao falar sobre o momento máximo do Capítulo e sua importância, madre Miriam nos relatou: “Direi que o ponto máximo será a comunhão e a partilha entre nós apesar das grandes diferenças de mentalidades e culturais que nos caracterizam como Instituto internacional. Cada Apóstola capitular traz no seu coração sonhos e anseios próprios da sua cultura. A vontade de Deus se manifesta na comunhão dos membros apesar das diferenças. Todas nós somos chamadas a olhar a realidade atual do Instituto e a projetar um novo caminho para o próximo o período de 2022-2028.

Um Capítulo por si tem seu alto grau de importância, porém este Capítulo requer de nós uma abertura maior de coração para juntas construirmos a nossa “Identidade Institucional” e manifestar de forma breve os valores constitutivos do nosso Carisma, a nossa Visão como “Apóstolas do Amor de Cristo” e nossa Missão no mundo como continuidade a missão de Clélia.

Outro ponto forte será acolher no instituto e reconhecer canonicamente o grupo da GFASC (Grande Família do Sagrado Coração), como uma associação de leigos ligada ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, através da vivência da espiritualidade do Coração de Jesus e do carisma de madre Clélia. Será uma grande alegria para as Apóstolas e famílias espalhadas nos países aonde o Instituto é presente. Ter um grupo de leigos que vivem a nossa espiritualidade e o nosso Carisma que confirma a fecundidade e a atualidade do carisma que Clélia recebeu do Espírito Santo.”

Mensagem do Papa Francisco

 

Por ocasião do Capítulo, o Santo Padre enviou uma mensagem à Congregação. Segundo a superiora, “o Papa Francisco nos estimula dizendo que: “somos especializadas em confiar a Deus as feridas e os espinhos da humanidade e da Igreja”, acrescentando: “as feridas mais dolorosas podem ser curadas se imersas no poço de Misericórdia infinita que é o Coração de Jesus”.

As palavras do Santo Padre impulsionam-nos a refletir sobre o como estamos vivendo a dimensão da reparação que é própria da espiritualidade do Coração de Jesus e do nosso Carisma e que Madre Clélia viveu profundamente na sua vida de Apóstola. A partir desta reflexão é preciso dar um passo a mais “confiando ilimitadamente no Coração de Jesus” como a Beata nos ensinou.”

Ao refletir sobre os ensinamentos do pontificado do Papa Francisco, em especial para as Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, disse: “O magistério de  Papa Francisco é um dom para Igreja e muito importante para nós Apóstolas, pois nos faz entrar em profundidade na dimensão da reparação, destaco de modo particular a sua exortação Evagelii Gaudium que de forma clara nos fala dos vários tipos de pobrezas da humanidade; A encíclica Laudato sì, que nos chama a reparar o mal causado ao meio ambiente.

E pôr fim a sua Bula do Jubileu da Misericórdia que nos fez refletir, sobre a misericórdia do Coração de Cristo pois como Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, nos ensina que a “misericórdia é a forma que Deus escolheu para manifestar a Sua onipotência” (cfr. nr. 6).

A fundadora da Congregação, Beata Clélia Merloni, está em processo de canonização. No dia de sua beatificação, o Papa Francisco referiu-se à Madre Clélia como aquela que transmitiu um “luminoso testemunho do Evangelho” ao mundo.

 

Processo de Canonização

 

Sobre o processo de canonização e o grande legado da Beata, a madre geral explicou:

“O processo de canonização está em um bom ponto. No mês de setembro será estabelecido no Tribunal ordinário do Vicariato de Roma a disposição dos testemunhos sobre um suposto milagre que aconteceu na Itália por intercessão da Beata Clélia Merloni.

Após ouvidas as testemunhas do suposto milagre da parte do Tribunal ordinário do Vicariato de Roma, o material segue para a causa dos santos onde será analisado por três equipes: médicos peritos; teólogos e cardeais. Se nas três sessões o suposto milagre for reconhecido como tal, Papa Francisco assina o Decreto para a canonização da Beata Clélia Merloni, para o louvor e glória do Coração de Jesus, única meta da sua vida!

Creio que a mensagem de madre Clélia para a sociedade moderna é precisamente o perdão, pois cada vez mais se torna difícil perdoar. Para a Madre Clélia o perdão implica a humildade, e sem essa é muito difícil entender a dinâmica de dar e receber o perdão. É necessário revestir-se da humildade do Coração de Jesus e perdoar sempre, este é um valor profundamente evangélico.

Uma virtude importante usada por madre Clélia e que gostaria de ressaltar é a da “ternura”. A madre nas regras manuscritas pede para as Apóstolas anunciarem a ternura do Coração de Jesus, em outra página nos diz de levar a todos um raio da ternura do Coração de Jesus.

Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium fala por onze vezes da ternura e nos convida fazer uma “revolução da ternura” e na Bula Misericordiae Vultus, 21, usa a expressão “a ternura do perdão”. Na Carta Encíclica Fratelli tutti Papa Francisco n° 194 faz uma definição da ternura: «Em que consiste a ternura? No amor, que se torna próximo e concreto. É um movimento que brota do coração e chega aos olhos, aos ouvidos e às mãos. (...) A ternura é o caminho que percorreram os homens e as mulheres mais corajosos e fortes».

Na verdade, o perdão e a ternura são formas de amar e o amor não envelhece, é sempre atual.”

 
Indique a um amigo
 
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES