Bispos do Regional Nordeste IV e Nordeste I da CNBB em visita ad Limina ao Vaticano

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Vatican News

Os bispos do Regional Nordeste IV e Nordeste I da CNBB iniciaram nesta segunda-feira (09) a sua Visita ad Limina Apostolorum ao Vaticano que se realiza até o 15 de maio.

Nas redes sociais, o presidente do Regional Nordeste IV e bispo da Diocese de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva, destacou o caráter vocacional e missionário da visita:

“Somos aqui, vinte e um bispos peregrinos, provenientes das dezessete dioceses do Ceará e do Piauí. Renovamos nossa fé pascal e apostólica, nossa convicção vocacional, nosso compromisso com a missão e nossa reverência em plena comunhão, ao Papa Francisco”, disse.

Nesta segunda-feira, 09, os bispos do Piauí e do Ceará se encontraram pela manhã para a celebração da Santa Missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo arcebispo metropolitano de Teresina-PI, Dom Jacinto Furtado Brito. Logo depois o primeiro encontro da intensa programação de visitas aos Dicastérios da Cúria Romana; a primeira visita foi ao Dicastério para os Leigos, Família e Vida, cuja saudação foi feita bispo da Diocese do Crato-CE, Dom Magnus Henrique Lopes.

Na parte da tarde desta segunda-feira o episcopado se reuniu novamente num encontro com membros da Congregação para a Doutrina da Fé, cuja saudação foi realizada pelo bispo da Diocese de Sobral-CE, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. Em seguia uma visita à Penitenciaria Apostólica, cuja saudação foi feita pelo bispo da Diocese de Picos-PI, Dom Plínio José Luz da Silva.

De acordo com o bispo da Diocese de Oeiras-PI, Dom Edilson Soares Nobre, o momento de celebração no local onde São Pedro está enterrado, marca a comunhão e a unidade entre os bispos e a Igreja:

“A participação na santa missa logo pela manhã nos ajudou a refletir o papel de Pedro na história da Igreja e daquele que hoje é o sucessor de Pedro, o Santo Padre o Papa Francisco, que tem a missão de dar continuidade àquela missão que lhe foi confiada por Jesus Cristo”, analisa.

Em entrevista ao Setor de Comunicação do Regional Nordeste IV da CNBB, Dom Edilson também fez uma análise da participação dos bispos em cada Dicastério e Congregações visitados nesta segunda-feira:

Dicastério para Leigos, Família e Vida

“O nosso primeiro compromisso oficial após a celebração da Eucaristia foi uma visita ao Dicastério para os Leigos, Família e Vida. Os leigos têm uma missão importante na Igreja. Como Igreja temos a missão de ajudar as famílias a vivenciar a sua fé e viver uma experiência cristã e missionária. E também falamos de vida, de promoção e defesa da vida, portanto, é um Dicastério muito importante para a Igreja porque, afinal de contas, a nossa missão está em função dos leigos, da família e da vida”, destacou.

Congregação para a Doutrina da Fé

“Nesta Congregação, debatemos sobre nossas inquietações do mundo de hoje pertinentes à fé. O seu papel fundamental é difundir a doutrina católica e garantir a defesa da tradição católica, para evitar as heresias que, às vezes, vão surgindo ao longo da história. É a mais antiga entre as Congregações da Igreja e tem o papel fundamental de manter e garantir a preservação da nossa fé para que as pessoas não desviem a atenção e o foco procurando disseminar heresias que vão contra o ensinamento da Igreja”, explicou.

Penitenciaria Apostólica

“Por fim, visitamos a Penitenciaria Apostólica, que trata de questões de foro interno, de indulgências plenárias. Trata-se, sobretudo, de penitência, do perdão dos pecados. E assim nós terminamos este primeiro dia de visita, que prossegue até o próximo sábado, onde nós teremos um encontro com o Papa Francisco e participaremos da celebração de canonização de alguns santos da Igreja, dentre eles,  Charles de Foucauld”, finalizou.

Nesta terça-feira a celebração da Santa Missa foi na Basílica de São João de Latrão, presidida por dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, bispo de Campo Maior, Piaui.

Depois a visita à Congregação para aos bispos: a saudação foi de Dom Edilson Soares Nobre, bispo de Oeiras, Piaui.

Visitas ainda nesta terça-feira ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Pontifícia Comissão para a tutela do menor, Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Congregação para a Educação Católica.

Visita ad Limina

A Visita ad Limina Apostolorum, significa visita aos túmulos dos apóstolos (Pedro e Paulo), que os bispos, sucessores dos apóstolos, realizam a cada cinco anos. Nesta ocasião visitam-se os Dicastérios (departamentos/secretarias) da Cúria Romana, as Basílicas Maiores (São Pedro, São João do Latrão, São Paulo Fora dos Muros e Santa Maria Maior). O Ponto alto da visita é o encontro como o Papa Francisco, no dia 12, às 9h30, hora de Roma.

Fonte: com informações do Regional Nordeste 4

 
Indique a um amigo
 
CADASTRE SEU E-MAIL

E RECEBA NOVIDADES